<
Home / CDT-CNH e CRLV Digital / Como Fazer Renovação CNH Detran MG

Como Fazer Renovação CNH Detran MG

Advertisements

CNH Renovar OnlineDe acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve ser renovada a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de sessenta e cinco anos de idade E isso deve ser feito no local de residência ou domicílio do condutor habilitado.

No caso dos condutores de Minas Gerais, este serviço é feito totalmente on-line. Assim, não será preciso ir ao Detran-MG, exceto se houver alguma restrição e o sistema indicar necessidade para comparecer nas unidades de atendimento. Condutores que possuem CNH de outros Estados deverão solicitar o serviço presencialmente.

Antes de solicitar a renovação, é preciso conferir a Atualização do Endereço e o Exame Toxicológico, se houver necessidade. No caso do primeiro, se o endereço mudou em relação ao anterior, mas não for alterado no Detran-MG antes da realização do exame médico, a CNH será enviada para o endereço cadastrado no sistema para o condutor. Da mesma maneira, o exame médico é agendado no município cadastrado pelo condutor junto ao Detran-MG. Uma alteração deve ser comunicada antes do pedido de renovação.

Já o Exame Toxicológico é exigido para condutores que possuem habilitação nas categorias C, D e E, exercendo ou não atividade remunerada. Aqui, as clínicas credenciadas para este exame.

Solicitação online

Feitos os passos acima (Atualização de Endereço e Exame Toxicológico) se necessários, será possível solicitar a renovação online. Os passos são os que seguem abaixo:

  1. Para solicitar a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), preencha o formulário eletrônico no FINAL da página deste link aqui;
  2. Após o preenchimento do formulário, será gerado o Documento de Arrecadação Estadual (DAE). As informações sobre a clínica médica estarão no DAE;
  3. Entre em contato com a clínica para agendar data e horário do exame;
  4. Imprima o DAE e efetue o pagamento. Veja os Bancos credenciados

Feitos esses passos:

  1. O condutor deverá comparecer na clínica médica especificada na DAE para realização do exame médico e do exame psicotécnico;
  2. Os valores para realização de Exame Médico e Exame Psicotécnico devem ser pagos em dinheiro na clínica, no dia agendado para o exame

Cabe lembrar que o exame psicotécnico é exigido apenas para quem exerce atividade remunerada com o veículo. Contudo, quando o psicólogo julgar necessária nova avaliação psicológica do condutor que não exerce atividade remunerada, o exame psicotécnico terá data de validade e no ato da renovação da CNH, deverá ser realizado. Há ainda regras específicas quanto a exames de pessoas com deficiência que podem ser lidas aqui.

Emissão da CNH em MG

A CNH será enviada ao endereço do condutor que consta no sistema do Detran-MG. Caso não seja possível efetuar a entrega, a CNH será enviada para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) – Belo Horizontem na Unidade Praça 7, e no interior de Minas no UAI da cidade. Caso o município não possua uma UAI Cidade, a CNH ficará disponível na sua Delegacia de Trânsito. É possível acompanhar emissão da CNH e a entrega da CNH.

Veja e consulte o Calendário IPVA 2021 de Minas, bem como o Licenciamento Anual e imprimir o CRLV em Minas.