<
Home / CDT-CNH e CRLV Digital / Renovar CNH MT Online Pelo App MT Cidadão

Renovar CNH MT Online Pelo App MT Cidadão

Advertisements

CNH Renovar OnlineA partir desse ano, os condutores de Mato Grosso podem iniciar o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela internet. O serviço online está em partes disponível pelo aplicativo MT Cidadão. Com efeito, é necessário destacar que apenas uma parte do processo, e não ele inteiro, será feito virtualmente.

Seguindo recomendações dos órgãos de Saúde para manter o distanciamento social durante a pandemia do Covid-19, o Governo do Estado aumentou o número de serviços realizados pela internet. Assim sendo, não somente a renovação da CNH, mas alguns outros procedimentos do Departamento de Trânsito do Mato Grosso (Detran-MT) poderão ser feitos, pelo menos parcialmente, pelo MT Cidadão.

Pedir renovação da CNH pelo aplicativo é um processo bem simples. Em primeiro lugar, o motorista irá baixar aplicativo MT Cidadão, e em seguida fazer cadastro com seus dados. Feito isso, já será possível fazer o pedido, para em seguida ser emitida uma guia de pagamento. Quitada a guia, o condutor deverá ir até a unidade do Detran-MT tirar foto e coletar dados biométricos. Além disso, será necessário comparecer à clínica médica indicada pelo departamento para fazer os exames necessários. O andamento do processo poderá ser conferido pelo aplicativo, da emissão à entrega.

De acordo com a última atualização do MT Cidadão, também é solicitar a segunda via da CNH, pedir a Permissão Internacional para Dirigir e pedir a CNH definitiva, neste caso, para aqueles que possuam sua versão provisória. Pelo aplicativo ainda é possível verificar Taxas de Veículos, Taxas de Habilitação e Solicitação de PID.

Como solicitar?

O primeiro passo será baixar o MT Cidadão, cuja atualização já está disponível para Android no Google Play e IOS na App Store. Baixe-o somente em lugares autorizados, evitando possíveis golpes ou versões duvidosas do aplicativo.

Uma vez instalado o aplicativo, criado o login (com o CPF do usuário) e senha para acesso, o usuário deve ir a uma guia intitulada Meus Documentos. Lá aparece automaticamente a opção de acessar os dados dos documentos de CNH e RG registrados no CPF do usuário logado. Através dos dados do Detran e SESP, é apresentado para o cidadão:

  • Dados de CNH
  • Dados de RG
  • Solicitação de RG Digital

Aqui, o motorista deverá clicar nos dados de CNH e prosseguir.  Uma vez lá, aparecem opções de serviços, que são:

  • Renovação de CNH
  • Segunda via de CNH
  • Solicitação da PID (Permissão Internacional para Dirigir)
  • Solicitação da CNH definitiva

Nessa parte, será possível iniciar o processo, diminuindo as idas presenciais ao Detran-MT e outros postos de atendimento.

O MT Cidadão

Trata-se de aplicativo desenvolvido e mantido pela Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), por iniciativa do governo estadual. O aplicativo almeja disponibilizar em um só lugar alguns dos vários serviços digitais essenciais e relevantes para o dia-a-dia.

O MT Cidadão é um serviço gratuito, o que não interfere quanto as demais taxas dos serviços específicos possam vir a cobrar, depois de solicitados através dele.

Veja, também, para imprimir a CRLV Digital (Licenciamento) ou baixar na CNH Digital, AQUI.