<
Home / CDT-CNH e CRLV Digital / Versão Digital De CRLV CNH e Licenciamento No Maranhão

Versão Digital De CRLV CNH e Licenciamento No Maranhão

Advertisements

O CRLV Digital está disponível e os proprietários de veículos podem ter acesso ao documento no Maranhão desde o início deste ano. O mesmo vale para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O CRLV é de porte obrigatório e serve de prova e registro de propriedade do carro, assim como a CNH prova que o condutor de um automotor está devidamente habilitado pelas autoridades de trânsito para fazê-lo.

A versão digital desses documentos é gratuita e tem a mesma validade do certificado impresso, podendo substituí-la durante abordagem no trânsito.

Para obter o CRLV Digital o proprietário terá de estar com o licenciamento do veículo em dias. A ferramenta é compatível com Smartphones iOS e Android, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser baixado nas plataformas Google Play Store e App Store. Nesse aplicativo, o condutor poderá ter acesso também à CNH Digital.

Pelo aplicativo, é possível acessar informações importantes como sobre o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

Semelhante à CNH Digital, o CRLVe contém todas as informações do documento impresso e um QR code para leitura rápida e informatizada e que lhe confere validade legal. A nova versão também permite exportação em arquivo PDF, com assinatura digital — que tem validade de documento autenticado, podendo ser IMPRESSO EM CASA ou apresentado pelo dispositivo móvel estando offline.

Licenciamento Anual

o Licenciamento nada mais é do que todas as taxas (IPVA, DEPVAT e taxa de Licenciamento) e multas, se houver pagas, daí é só imprimir ou baixar o CRLV Digital. Para saber se está Ok, veja no site Detran MA: www.licenciamento.detran.ma.gov.br/Licenciamento/consulta/Home

Como acessar o documento CRLV Passo a passo

Para acessar a CRLV Digital, é importante notar que existem algumas diferenças quando já se possui ou não se possui ainda a CNH digital. Os passos são:

Quem já possui a CNH Digital:

  • Atualizar o aplicativo para a versão da Carteira Digital de Trânsito, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo;
  • Adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no CRV.

Quem não possui a CNH Digital: 

Possibilidade de apresentar o documento offline

A falta de documentos obrigatórios configura infração gravíssima. Com a possibilidade, como dito acima, de usar o documento digital em modo offline, o dispositivo móvel não precisa estar sempre conectado, mas o condutor deverá ter atenção para seu funcionamento. A impossibilidade de liga-lo pode implicar no fiscal de trânsito considerar que o condutor está cometendo infração.