<
Home / CDT-CNH e CRLV Digital / Veja Como Acessar a CRLV Digital No Rio Grande do Sul

Veja Como Acessar a CRLV Digital No Rio Grande do Sul

Advertisements

Todo os anos precisa fazer o Licenciamento Digital anual, agora é só Imprimir em casa ou baixar na CNH/CDT, certo que fazer a impressão é mais fácil só precisa abrir uma conta do Detran RS, veja:

No final de 2019, o CRLV Digital foi apresentado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), com efeito, essa plataforma concentra os serviços diversos digitais oferecidos ao cidadão pelos órgãos de governo estadual.

Desde então, os proprietários de veículos registrados no Rio Grande do Sul podem utilizar a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento que prova que o veículo está licenciado para circulação em todo o Brasil. Com essa versão digital, o documento pode ser gerado em um Smartphone ou outro dispositivo móvel pelo aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Serpro para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e viabilizado, no RS, pela Procergs e pelo DetranRS.

Da mesma forma que a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. Isso porque ele vem com um QR Code que lhe confere autenticidade atestável em fiscalizações.

Como obter o documento digital?

Para ter o documento digital, tanto o CRLV quanto a CNH, o proprietário do veículo licenciado no RS deverá baixar o aplicativo CDT no Google Play e App Store, a depender de seu sistema operacional (Android ou iOS, respectivamente). Depois disso, o cadastramento pode ser realizado no próprio aplicativo. Tanto a CNH quanto o CRLV Digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet, veja o PASSO a PASSO: www.detran.rs.gov.br/veiculos/servicos/1076.

Mas se você não quiser baixar a CNH Digital, poderá IMPRIMIR o CRLV Digital, faça por aqui: www.detran.rs.gov.br/veiculos/servicos/917, nela vai precisa abrir sua conta.

O proprietário precisará, antes, estar em dia com o licenciamento anual do veículo no ano da solicitação. Depois de abrir o aplicativo CDT no dispositivo, será necessário fazer o login com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e uma senha (que deverá ser gerada, caso não a tiver ainda). Usuários novos precisarão se cadastrar.

O aplicativo vai pedir ao usuário criar uma chave de acesso de quatro dígitos, a ser digitada toda vez que o documento for utilizado.

Depois disso:

  1. Após o login, selecionar a opção “Veículos”, em seguida informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT);
  2. Selecionar incluir

Depois disso, o documento estará disponível. É preciso sublinhar que O CRLV Digital fica disponível para visualização e consulta toda a vez que o aplicativo for aberto e, em seguida, for informada a chave de quatro dígitos, mesmo off-line.

Por fim, a geração do documento é gratuita. Qualquer link ou aplicativo que fizer alguma cobrança não será o correto, podendo, inclusive, tratar-se de um golpe.

Compartilhamento

O CRLV Digital pode ser compartilhado com outra pessoa que utiliza o mesmo veículo. Para tanto, essa outra pessoa precisa ter instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. Assim sendo, o compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, basta cancelar a opção no aplicativo.