<
Home / CDT-CNH e CRLV Digital / Amazonas / Veja Como Conseguir o CRLV Digital No Amazonas

Veja Como Conseguir o CRLV Digital No Amazonas

Advertisements

Desde o início de 2020, os proprietários de veículos do Amazonas podem imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em papel comum na sua própria casa, ou ainda manter o documento em dispositivo móvel, válido com QR Code. Esta versão tem a mesma validade do documento oficial.

O documento (CRLV Digital/Eletrônico) pode ser emitido pelo portal de serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM), na aba primeiro “Veículos”  e depois em “Emitir CRLV Eletrônico”. O CRLV digital também pode ser emitido pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para Smartphone ou Tablet, que deve ser baixado para Android e iOS nas plataformas Google Play ou App Store, confira aqui como faze-lo: www.servicos.serpro.gov.br/carteira-digital/.

Não há qualquer cobrança de taxa para a emissão do documento digital. Para solicitar não é preciso possuir também a CNH Digital e também não há necessidade de ir ao Detran-AM. O CRLV Digital pode ser compartilhado com até cinco pessoas,  desde que o usuário/condutor também possua cadastro no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

O usuário que receber o documento através do compartilhamento poderá apresentar a versão eletrônica para uma fiscalização.

Veja como acessar o CRLV digital no Amazonas

Primeiramente, o CRLV digital está disponível para motoristas e proprietários de veículos que estejam com a documentação em dia com o Detran/AM. Portanto, antes da solicitação, verifique se não há pendências quanto ao licenciamento anual do veículo.

Como dito acima, para solicitar o CRLV Digital é necessário baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no App Store (iOS) ou na Play Stores (Android), realizar o cadastro e seguir os passos para acessar o sistema. Nesse processo, são requisitados o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro Veicular – CRV (antigo DUT).

Caso existam débitos, é preciso quitá-los. Depois de feito o pagamento, você deve agendar no site do Detran o recebimento do CRLV físico. Apenas com o novo documento emitido será possível baixar a versão digital. Será possível ter documentos de mais de um carro por celular. Contudo, todos os veículos precisam estar no nome do mesmo proprietário.

Como dito, o aplicativo permite o compartilhamento do CRLV com até cinco outros aparelhos de celular ao mesmo tempo. Para que o proprietário possa passar o CRLV Digital para terceiros, essas outras pessoas também devem possuir o aplicativo Carteira Digital de Trânsito em seu dispositivo móvel.

Detran digital

Proprietários de veículos podem também ter acesso a outros serviços cadastrando-se no Detran Digital. Depois de acessa-lo, deve-se escolher a opção Fazer Cadastro, e em seguida preencher os dados pessoais, além de se inserir um e-mail.

Feito o cadastro, é possível, por exemplo, o acesso ao CRLV digital via desktop, a fim de imprimi-lo, com o QR Code, em impressora doméstica e em papel comum.