<
Home / CDT-CNH e CRLV Digital / Veja Como Acessar o CRLV Digital No Espírito Santo

Veja Como Acessar o CRLV Digital No Espírito Santo

Advertisements

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) disponibiliza o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico, o CRLV-e, a motoristas e proprietários do Estado, desde o início de 2020. O documento eletrônico pode também ser impresso pelo proprietário, em papel comum e por impressora doméstica.

Com efeito, ele tem a mesma validade da versão tradicional, uma vez que será certificado por um QR Code, cujas informações podem ser acessadas em situação de fiscalização. O CRLV-e também dispensa o pagamento da taxa de postagem, a qual já era opcional. O formato eletrônico do documento será utilizado pelos proprietários de 2.040.928 veículos que compõem a frota registrada no Espírito Santo, de acordo com números divulgados no início de 2020.

Além disso, em caso de perda do documento, o proprietário de veículo poderá imprimir a segunda via do CRLV sem a necessidade de se dirigir até uma unidade do Detran/ES, nem pagar taxa de serviço.

A substituição do documento físico pela versão digital cumpre à deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 180/2019, que traz novas regras para emissão do CRLV-e, substituindo o CRLV físico.

Como obter o CRLV Digital: passo a passo

O CRLV-e está disponível desde julho de 2019 para os proprietários de veículos registrados no Espírito Santo. Ele pode ser acessado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser baixado gratuitamente no Google Play e App Store. Ele também pode ser obtido por meio do Portal de Serviços do Denatran. O aplicativo, desenvolvido pelo Serpro em parceria com o Denatran, é o mesmo utilizado para obter a CNH Digital.

O proprietário de veículo que já possui a CNH digital e quer baixar a versão eletrônica do CRLV, deverá atualizar o aplicativo CDT e adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Por sua vez, aqueles que ainda não possuem a CNH Digital devem realizar o download do aplicativo CDT e efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo. O cadastro é feito no aplicativo depois de baixa-lo, inserindo-se as informações que são pedidas. Depois, basta  adicionar o CRLV-e e informar os mesmos dados mencionados anteriormente.

O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na CDT. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis, no caso, aqueles que possuam leitor por biometria.