<
Home / CDT-CNH e CRLV Digital / CRLV Digital Licenciamento Anual Em Pernambuco

CRLV Digital Licenciamento Anual Em Pernambuco

Advertisements

O Detran-PE está adotando desde meados de 2020 as versões digitais do CRLV Eletrônico e da CNH Digital ou CDT. Ambos documentos, que são obrigatórios, poderão ser acessados pelos condutores e usados com validade comprobatória durante fiscalização, podendo ser impressos ou mostrados através de dispositivo móvel.

Cabe sublinhar que todo o processo para conseguir tais documentos será online. Assim sendo, não será necessário ir presencialmente ao Detran-PE para qualquer procedimento para acessar esses documentos. Ressalta-se que ao longo desse ano, em função da pandemia do coronavírus, o atendimento presencial do Detran-PE encontra-se comprometido.

Em função disso, o Detran-PE está reforçando as versões eletrônicas dos documentos de porte obrigatório no trânsito, disponíveis no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Tratam-se de ações que são fruto da parceria com o Serviço de Processamento de Dados (Serpro) e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A CNH Digital e o CRLV Eletrônico trazem todas as informações do documento impresso e têm a mesma validade jurídica do físico. Para ter o documento digital, o proprietário tem que ter pago o licenciamento do veículo de 2019. Ambas virão com QR Code, que dão validade para conferência.

Como ter o CRLV Digital

Para você ter o Licenciamento Anual ou seja, o CRLV impresso vai precisar agendar para buscar pessoalmente (o Detran PE está atrasado neste quesito, pois muitos deles já possui imprimir em casa somente o CRLV) ou baixar o CRLV Digital no seu celular e pela CNH/CDT Digital, veja o PASSO a PASSO: www.detran.pe.gov.br/crlv-sem-sair-de-casa.

Ou pelo portal do Denatran: www.portalservicos.denatran.serpro.gov.br/ poderá baixar e Imprimir o CRLV, mas terá que criar uma conta no Governo do Brasil, é fácil, depois clicar em “Veículos”.

Pela CNH Digital, é fazer o download do aplicativo CDT, disponível no Google Play e App Store. Feito isso, o proprietário deverá fazer seu cadastro, usando suas informações pessoais mais o número do Renavam para cadastrar o veículo.

Feito o cadastro, o CRLV e a CNH digitais poderão ser acessados. Além disso, tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo offline, ou seja, sem internet. É preciso lembrar que é necessário ter atenção ao estado de funcionamento do dispositivo. A impossibilidade de ligar o dispositivo pode ser considerada como não ter consigo o documento obrigatório.

O CRLV Digital pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo. Para isso, é necessário que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. O compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.

Segurança dos documentos digitais

O documento digital de trânsito do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na CDT. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a leitura da impressão digital do usuário nos dispositivos que possuam leitor por biometria.

Além disso, como dito acima, cada documento digital possui um QR Code que lhe confere valor legal e de conferência. E esse código é único e confere autenticidade ao documento.