<
Home / CDT-CNH e CRLV Digital / Bahia / Como Fazer Licenciamento e CRLV Digital Na Bahia

Como Fazer Licenciamento e CRLV Digital Na Bahia

Advertisements

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) realiza a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pela internet.  O documento, baixado gratuitamente no celular, na legislação atual tem a mesma validade da versão impressa. A versão impressa e a segunda via do documento, progressivamente, deixarão de existir. Porém, será possível fazer uma cópia do CRLV em papel sulfite impressa na sua casa ou em uma Lan House, caso queira.

Essa mudança atende a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº180/19, que estabelece a substituição do CRLV pela via eletrônica. Trata-se da mudança que criou a CRLV-e. O documento impresso via internet possui um QR Code. Isso garante a autenticidade, e pode ser apresentado às autoridades de trânsito durante fiscalização.

Anteriormente, o CRLV-e para motoristas e proprietários de automotores residentes na Bahia era feito através do site do SAC-digital do governo. Contudo, depois de nova mudança, o licenciamento é feito diretamente no site do Detran-BA, é só pagar todas as Taxas (IPVA atual, taxa do licenciamento e DPVAT) e depois você poderá baixar o CRLV no seu celular ou IMPRIMIR em sua casa com sulfite mesmo. A mudança acontece no meio de algumas reformulações pelas quais o site do SAC do governo da Bahia vem passando, visando oferecer maior número de procedimentos.

Como fazer?

Depois de acessar o site, o proprietário ou motorista deverá digitar seu Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), além de marcar o reCapcha para verificar se tratar de uma pessoa. É importante frisar que  o proprietário precisa ter quitado a taxa licenciamento do veículo do ano em curso o IPVA e o DEPVAT, expedido pelo Departamento de Trânsito de Jurisdição do Veículo (Detran do seu Estado).

Uma vez baixado o documento, ele poderá ser acessado tanto com o Smartphone conectado à internet quanto offline.

É necessário atentar para o funcionamento do Smartphone. Isso por que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que o CRLV não está sendo portado. Mesmo que progressivamente o documento de papel esteja em curso de ser substituído, é recomendado que o condutor porte também a versão impressa, que pode ser emitida sem custo em sua casa ou em uma Lan House. Ou baixar a CNH Digital em seu celular.

Mais informações podem ser lidas no site do Ministério da Infraestrutura, em informe sobre a CRLVe.

Resumindo: passo a passo

Basicamente, o motorista e proprietário de automotores do estado da Bahia deverá seguir 3 passos para conseguir a versão eletrônica de seu documento de CRLV. São eles:

  1. Acesse o site www.servicos.detran.ba.gov.br/Licenciamento
  2. Digite o número do Renavam. No caso da emissão for em nome de Pessoa jurídica, deve-se informar também a placa do veículo, se não possuir certificado digital;
  3. Baixar o documento. Se preferir, também poderá fazer uma cópia com QR Code. Importante conferir antes, sobretudo o QR Code ou IMPRIMIR em sulfite mesmo em sua casa.
  4. Se não conseguir fazer a IMPRESSÃO do CRLV pelo link acima, PODERÁ FAZÊ-LO pelo próprio Denatran, só que irá ter criar uma conta do Governo BR: www.portalservicos.denatran.serpro.gov.br/, certo que se você não tiver uma conta no Gov BR, você vai ter que uma logo, pois estão centralizando todos os assuntos (Carteira de Trabalho, Descontos em Multas, Vagas De Empregos e por aí vai.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *